Na última quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros atendeu três ocorrências de incêndio em áreas de vegetação: uma no município de Pontão e as outras duas em Passo Fundo. “Quando faz calor, nosso maior problema é o incêndio em área de vegetação”, afirma o sargento Osmar de Moraes. “Isso tem aumentado nos últimos dias porque não tem chovido”.
Esse tipo de caso, segundo o sargento Moraes, pode ocorrer devido a fatores como o calor e também com a iniciativa de pessoas que procuram limpar os terremos usando fogo. Outro motivador comum é a queima de lixo. O Corpo de Bombeiros orienta que os proprietários mantenham seus terrenos limpos e cercados e que não façam o uso desse método, já que, além do perigo do fogo fugir de controle, há também o dano ambiental na área queimada.
Nas residências
Segundo o sargento Osmar de Moraes, o inverno é o período do ano em que há mais ocorrências de incêndios, já que é nessa época em que a população passa utilizar equipamentos para aquecer ambientes, como lareiras, aquecedores elétricos e fogão à lenha. “Dos incêndios que temos enfrentado, 90% tem origem no descuido do morador, que sai da residência e deixa equipamentos ligados ” explica. “Precisamos enfatizar a necessidade da prevenção para que isso não aconteça”.
Durante a quarta-feira (12), houve um incêndio em uma residência localizada na Rua Cesário de Menezes, no bairro Petrópolis. Nesse caso, conforme informou a proprietária do imóvel no boletim de ocorrência, o fogo começou após a filha esquecer um aquecedor ligado em um dos quartos. De acordo com o sargento, algumas iniciativas ajudam a diminuir a probabilidade de ocorrer incêndios dentro de casa. “Orientamos à população que desligue o gás ao sair de casa, a não dormir com lençol térmico ligado. Os equipamentos que geram calor, como chapinha de cabelo e secador de cabelo, devem ser sempre desligados da tomada após a utilização”, orienta.