Apenas no último final de semana, quatro tentativas de homicídio foram registradas no município. Os suspeitos, segundo informações da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD), são menores de idade. O único adolescente que foi apreendido em flagrante, já está internado no Case.
Segundo o delegado substituto da DEHD, Claudio Belcamino, há uma grande preocupação por parte da polícia em relação a inserção dos jovens no mundo da criminalidade. “Não só nos crimes de homicídio, mas nos delitos considerados graves, como roubos e tráfico, percebemos que o envolvimento dos jovens é cada vez maior”, salienta.
Para Belcamino, a participação dos adolescentes tem se caracterizado como uma tendência. “Temos identificado a participação desses menores de idade, que têm 16, 17 anos ou que estão por completar 18. O mais preocupante é que se já estão assim, tão novos, futuramente podemos esperar pelo pior”, completa.
Os casos
Tentativa I
Na sexta-feira a noite, um homem foi ferido com golpe de faca, no Valinhos. A mãe adotiva do suspeito, que é adolescente, brigou com o companheiro, durante uma janta do qual participavam. Ela foi para casa e contou para o menor de idade sobre o fato, que resolveu tirar satisfação com o padrasto, momento em que feriu o homem com a faca. O homem foi socorrido por testemunhas.
Tentativa II
Depois de ferir o irmão mais velho com uma facada, o adolescente, de 17 anos foi apreendido por policiais da Rocam. O menor de idade segurava as duas facas nas mãos quando a polícia chegou no local do fato, no bairro Jerônimo Coelho. A vítima, de 22 anos, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital da Cidade.
Tentativa III
Dois familiares, de 22 e 36 anos, foram atingidos por disparos de arma de fogo no bairro Ipiranga. Eles foram socorridos até o hospital, onde receberam atendimento. Os suspeitos fugiram, mas os policiais já têm o nome deles.
Tentativa IV
Já na madrugada desta segunda-feira, duas pessoas discutiram dentro de uma boate. O adolescente foi tirado para fora do estabelecimento e aguardou o outro envolvido sair. Quando os dois já estavam na rua, o menor de idade apontou a arma contra o peito do homem e apertou o gatilho duas vezes. A arma negou os disparos, momento em que o homem reagiu. Em uma última tentativa, a arma disparou e o tiro atingiu a perna da vítima que foi socorrida ao HSVP. O caso também já está esclarecido.