Depois de receber uma denúncia anônima, policiais do Batalhão de Operações da Brigada Militar (BOE), prenderam pai e filho por contrabando de cigarros e receptação. Os policiais militares passaram a monitorar uma residência localizada na Avenida Rio Grande, no Valinhos, afim de localizar um veículo que havia sido roubado e estava estacionado no pátio da casa.
Quando a guarnição notou a movimentação de dois homens, se aproximou da moradia e notou que os mesmos, transportavam pacotes de cigarro de um veículo para o outro. Assim, os policiais realizaram a abordagem, na residência.
O dono da casa, um senhor de 61 anos, e seu filho, de 22 anos foram presos em flagrante.
Haviam três veículos no endereço, um Ford/Focus com placas do município de Toledo/Paraná e dois Jetta, de cor prata, um deles, que pertencia ao mais novo dos presos e era usado para realizar entrega de mercadorias pelo município e outro com placas clonadas.
Dentro do veículo alterado, foi encontrado um rádio HT, sintonizado na frequência da Brigada Militar. Já no Focus, foi encontrada uma central que captava as frequências utilizadas pela polícia. Os objetos, assim como os cigarros e os veículos foram apreendidos e apresentados na Delegacia da Polícia Federal, para onde pai e filho foram conduzidos. Depois de indiciados por contrabando de cigarros e receptação, ambos foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.