Os pardais que foram instalados na BR-386, em Tio Hugo, ainda no mês de julho, começaram a funcionar nesta quinta-feira (10), depois que a equipe técnica da empresa Kopp esteve no município a fim de executar a aferição dos equipamentos. A empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), realizou os testes ainda no mês de agosto. Os pardais devem fiscalizar veículos que passam no local com velocidade acima da permitida, que é de 60 km/h.
A instalação de mecanismos redutores de velocidade no perímetro urbano de Tio Hugo é uma demanda histórica. A demanda para que a travessia da BR 386 entre a rua Rio de Janeiro e Paraná fosse mais segura é da comunidade e autoridades do município, e perdurou por anos.
Um dos equipamentos instalado próximo ao acesso ao bairro Rabello possui papel importante, segundo a população do município, pois o ponto possui intenso movimento de veículos que entram no bairro. O outro, por sua vez, ficou distante do ponto crítico que é próximo aos postos de combustíveis.
A administração municipal está em contato permanente com o DNIT para que novas mudanças sejam realizadas na rodovia no principal gargalo que possui trânsito intenso de pedestres e veículos. Um acidente envolvendo três veículos foi registrado na última semana na BR-386 na travessia da rua Rio de Janeiro para a rua Paraná, mas ninguém ficou ferido.