Encerrada à meia-noite deste domingo (20), a Operação Viagem Segura do fim de semana do feriado Farroupilha teve menos acidentes e menos feridos do que em 2014, mas o número de vítimas fatais foi maior. Desde a última sexta-feira (18), ocorreram 453 acidentes nas rodovias e vias municipais gaúchas, 22% a menos do que no ano passado. Os acidentes deixaram 27% menos feridos que no ano passado, mas o número de mortes passou de 15 para 17.
Nos três dias de operação, foram fiscalizados 19,7 mil veículos e registradas 2,6 mil infrações. A fiscalização também recolheu 424 veículos e 104 CNHs irregulares. Embora tenha aumentado o número de testes do etilômetro, os flagrantes de embriaguez foram quase 40% menos que na operação do ano passado (passaram de 179 para 108).
A redução das autuações por embriaguez - mesmo com o aumento no número de testes - é uma tendência que tem-se verificado nas últimas edições da Operação Viagem Segura, indicando uma mudança de comportamento do condutor gaúcho.
Megablitz em Porto Alegre
Em Porto Alegre, os parceiros da Operação Viagem Segura efetuaram uma megablitz no pátio do Palácio da Polícia. Das 14 horas da sexta-feira (18) até a madrugada do sábado (19), foram 401 abordagens a veículos, resultando em 172 autuações e 71 veículos recolhidos.
A aplicação de 263 testes com etilômetro resultou em 12 motoristas enquadrados no artigo 165 (alcoolemia ao volante), um dos quais em nível considerado como crime, sendo conduzido à delegacia. Além disso, foram recolhidas duas carteiras de habilitação e outros oito condutores foram enquadrados no artigo 277 do código, por negar-se ao teste do etilômetro.
Somando-se os resultados da Viagem Segura e da megablitz em Porto Alegre, foram mais de 20 mil veículos fiscalizados pelos parceiros da operação no final de semana do feriado Farroupilha.
Agência Brasil