A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos Furtos Entorpecentes e Capturas (Defrec), comandada pelo delegado Adroaldo Schenkel, prendeu, na manhã desta segunda-feira (14), dois homens na vila Operária. As investigações da Defrec apuraram o envolvimento deles em furtos e roubos de veículos com pedidos de resgate.
De acordo com as investigações, após o furto/roubo os acusados entravam em contatos com as vítimas ou eram procurados por elas devido à prática comum e popularizada exercida pelos mesmos. Após o contato, o veículo era recuperado mediante pagamento em dinheiro. A prática é conhecida como “resgate de veículo”,que apresenta lucro fácil e fomento dos furtos/roubos.
Em alguns casos, as vítimas eram levadas até o veículo após o pagamento, geralmente à noite, em local ermo, ou a própria vítima noticiava que “encontrou” seu veículo. Em outros casos, a Brigada Militar era avisada por telefone sobre o veículo abandonado, maquiando assim a recuperação.
No período das investigações, que iniciaram em junho, os policiais identificaram o envolvimento dos investigados com 13 veículos subtraídos. Durante as prisões, a polícia apreendeu dois carregadores de pistola calibre 380, documentos e anotações, que serão analisados.
Os dois homens já estavam com prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Passo Fundo/RS, devidos às investigações da denominada Operação Return da Defrec. Os presos, após oitivas na Defrec, foram conduzidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.