O Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, compareceu à entrega de viaturas no 3º RPMon da Brigada Militar, na manhã de quarta-feira (23). A reportagem de O Nacional conversou com o secretário sobre o novo presídio de Passo Fundo, que está com as obras paralisadas desde 2011.
ON: Quando serão retomadas as obras do novo presídio de Passo Fundo?
- O presídio de Passo Fundo é uma ação que, quando assumi, já estava no final para expirar o prazo para ser construído. Nós conseguimos uma prorrogação até fevereiro deste ano e, agora, estão sendo feitas atualizações do orçamento, que foram feitas atrás e agora está defasado. Precisamos dessas atualizações para que depois então possamos fazer a licitação.
ON: O que estava atrasando a licitação?
- Estava dependendo das licenças ambientais, que neste ano finalmente acabaram saindo. Então são várias ações iniciativas que estão sendo tomadas necessárias para que venha a se fazer a licitação para a construção do presídio.
ON: De quem será o recurso para a obra?
- Esse é um recurso da União com contrapartida do Estado. A União está destinando recursos para a construção de quatro presídios no Rio Grande do Sul, sempre com contrapartida do governo do estado.
ON: O presídio de Passo Fundo é prioridade?
- Com certeza, porque nós temos aqui uma superpopulação carcerária e precisamos então aumentar as vagas. Passo Fundo é, para a Susepe, um regional, onde presos de outros municípios vêm para aqui. Daí a necessidade de ser construído outro presídio.
ON: Estado trabalha com uma data para a retomada das obras?
- A burocracia tem várias etapas que precisam ser vencidas. Estabelecer uma data é temerário, sem antes ter vencido essas etapas que têm de ser concluídas. Após a conclusão delas, aí sim. Já na licitação será colocado o prazo para a construção do presídio, mas isso apenas quando chegar ao edital de licitação.
ON: O senhor acredita que antes do fim do governo Sartori as obras já tenham pelo menos começado?
- Nós estamos trabalhando com essa finalidade, queremos não só começar, como inaugurar.