Equipes do Detran aumentam abordagens na Balada Segura

Na região metropolitana e litoral, houve aumento de 54%. Em todo o estado, o crescimento foi de 49%

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com aumento das equipes de fiscalização, utilização do talonário eletrônico de multas, mudanças na logística das blitze e integração com outros órgãos, o Detran/RS aumentou em 54% as abordagens na Balada Segura no ano de 2015. Foram 23,8 mil abordagens em 407 blitze efetuadas em Porto Alegre e Litoral. No ano de 2014, foram 15,4 mil em 305 blitze.

Os dados referem-se somente às equipes de fiscalização do Detran/RS, que atuam em Porto Alegre e no Litoral no período de veraneio. A Balada Segura ocorre também em outros 27 municípios, através dos órgãos de trânsito municipais, sempre com apoio da Brigada Militar. Em todo o estado, os dados parciais da Balada Segura também apontam um crescimento de 49% nas abordagens, passando de 54,3 mil em 2014 para 81,2 mil em 2015.

Com o aumento no número de abordagens das equipes do DetranRS, cresceram também as autuações (79%), o número de CNHs (79%) e veículos recolhidos (283%). Foram mais de 8 mil autuações registradas pelos agentes da Autarquia nas blitze da Balada Segura no ano passado, sendo 649 por dirigir sob o efeito de álcool e 1,8 mil por recusa ao teste do etilômetro. O número de autuações por embriaguez é 74% maior do que em 2014, quando foram registradas 373 infrações pelo artigo 165, e o número de recusas 78% maior do que as 1.018 de 2014.

Fatores

O resultado foi atribuído a quatro fatores: o aumento do número de agentes, a utilização do talonário eletrônico de multas, a mudança na logística das blitze, permitindo fiscalização em dias de chuva, por exemplo, e a sinergia com os outros órgãos envolvidos nas operações: EPTC, Brigada Militar e Polícia Civil.

O Talonário Eletrônico de Multas já era utilizado pelo DetranRS desde junho de 2014, mas em 2015 todos os agentes foram equipados com um tablet, o que permite maior agilidade nas consultas e no registro das infrações. O treinamento do pessoal e a avaliação constante da logística das blitze também influenciou o resultado, assim como a aproximação com os outros órgãos e as operações integradas.

Gostou? Compartilhe