Órgãos de segurança de Passo Fundo realizaram uma operação conjunta entre a noite de sexta-feira (12) e a madrugada de sábado, com abordagens na Transbrasiliana, no centro e em bairros do município.
Transbrasiliana
Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar foi realizada na BR 153, no trecho conhecido por Transbrasiliana. Os policiais percorreram todo o trecho da estrada federal não pavimentada, que possui 68 quilômetros e liga os municípios de Erechim e Passo Fundo. Foram efetuadas barreiras de fiscalização em diversos pontos. Participaram da operação 30 policiais e foram utilizadas 13 viaturas. Todos os veículos que transitavam pela estrada foram abordados e seus ocupantes pesquisados nos sistemas criminais.
No km 85 da estrada, os policiais apreenderam uma motocicleta com o número do chassi adulterado e sem placa. O condutor da moto foi encaminhado à polícia judiciária para registro da ocorrência.
Em outra ocorrência, um homem, morador da cidade de Estação, transitava com uma motocicleta pela estrada e foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Ele carregava uma pistola calibre 380 e foi encaminhado à polícia judiciária para registro do flagrante. O objetivo da ação policial foi combater os ilícitos e proporcionar maior sensação de segurança aos usuários e moradores da localidade.
Segundo informaram os comandantes dos órgãos de segurança envolvidos, as operações na Transbrasiliana devem tornar-se rotineiras e a intenção é que sejam realizadas em dias e horários variados.
Na cidade
O 3º Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar efetuou abordagens nos bairros e área central de Passo Fundl com a finalidade de coibir ocorrências de roubo de veiculo e pertubação do sossego. Durante a operação, 258 pessoas abordadas, 85 veículos vistoriados. Sete adolescentes foram apreendidos com condução para delegacia, sendo que e três dessas ocorrências envolveram o porte de um revolver calibre 38 e um quantia de R$ 4.030,00 em dinheiro.
Outros quatros adolescentes foram encontrados com duas chaves "micha" e posse de entorpecente. Hove ainda uma prisão de foragido, e dois termos circunstanciados: um por posse de entorpecentes e outro por perturabação de sossego, além do recolhimento de oito veículos, a maioria na área central de Passo Fundo.