Quatro passo-fundenses foram condenados pelo Tribunal do Júri de São Valentim, durante a sessão presidida pelo juiz Fernando Vieira dos Santos, por crimes que ocorreram em 2014. O julgamento iniciou as 9h da última sexta-feira e teve fim, somente, na madrugada de sábado (21).
Marciano Lemos foi condenado a mais de 21 anos de reclusão por roubo, associação criminosa, receptação e resistência. Paulo Sérgio Strack foi condenado a mais de 20 anos de prisão por roubo, associação criminosa, receptação e resistência. Nilton Santana do Prado foi condenado a mais de 24 anos de reclusão por roubo, associação criminosa, uso de documentos falsos e receptação.
Já Juliano Santana dos Santos foi condenado a mais de 28 anos, também por roubo, receptação, associação criminosa, além de tentativa de homicídio, pois atirou contra policiais militares na ocasião. Os quatro são conhecidos da polícia devido suas extensas fichas de antecedentes.
O caso
O quarteto roubou um ônibus que tinha como destino o Paraguai, no dia 10 de janeiro de 2014. Os viajantes saíram de Passo Fundo, mas foram interceptados em São Valentim. Depois de levar o dinheiro e outros pertencentes dos passageiros, os quatro ainda renderam um indígena, que estava de caminhonete, e fugiram com o veículo do homem.Durante a fuga os marginais trocaram tiros com policiais militares, até que foram detidos. A captura ocorreu no interior da Barão do Cotegipe.