Na idade em que a criança busca fora do vínculo familiar, um exemplo a seguir, instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) são inseridos às salas de aula para tornarem-se modelos de vida dos pequenos. Com uma dinâmica de trabalho específica para a idade – que varia entre 9 e 12 anos –, os policiais militares ensinam os alunos de 5° e 7° ano do ensino fundamental a dizer não às drogas e a evitar violência.
Na tarde de hoje (29), o Proerd formou mais 400 alunos das escolas públicas – estadual e municipal – de Passo Fundo. De acordo com o coordenador do programa no município, Claiton da Silva Salles, são 10 encontros entre instrutor e alunos. “Na formatura eles firmam o compromisso Proerd, que é um juramento para seguir o que apreenderam”, conta.
Durante a formatura, uma criança que se destacou durante o curso, foi premiada, mas as demais não ficaram sem brinde. Todos saíram com uma lembrança da formação que receberam. Salles avalia o projeto como um trabalho gratificante, de resultados e que modifica positivamente a vida do aluno. “Eles têm o instrutor como exemplo, como alguém que os escuta e os valoriza”, conclui.