Apontados pela Polícia Civil como integrantes de uma das principais quadrilhas de tráfico de drogas de Passo Fundo e região, seis homens foram presos na manhã de ontem (29), durante a operação “Passos Largos”. O grupo criminoso era formado por três homens da mesma família e mais três envolvidos. Desses, cinco foram presos preventivamente e um em flagrante.
As investigações realizadas pela equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), duraram mais de um ano e meio e identificaram o pai, conhecido como “Perna”, de 52 anos, como líder do esquema. De acordo com o delegado que coordenou a ação, Adroaldo Schenkel, era ele quem distribuía a droga aos subordinados: o filho mais novo, vulgo “Perninha”, de 25 anos, além de outros três acusados.
“O ‘patrão’ possuía um bar na Avenida Padre Antônio Vieira, na São José, local onde usava para vender e distribuir as drogas aos demais envolvidos”, esclarece. Já o filho vendia os entorpecentes na própria residência, localizada na rua Beija Flor, também no bairro São José, além de realizar a entrega dos ilícitos à domicílio.
O filho mais velho, conhecido como “Mirinho”, de 34 anos, também foi investigado no esquema, mas contra ele não havia prisão decretada. Nas buscas, entretanto, foi preso em flagrante por posse ilegal de munição de uso restrito das forças armadas, já que a polícia encontrou um carregador de pistola calibre 9mm, municiado, na casa onde mora.
Os outros três membros da quadrilha, conhecidos como “Pelé”, de 38 anos, “Merqui”, de 23 e “Gordo”, de 33, atuavam tanto em pontos fixos – nas residências próprias – como na tele-entrega em diversos pontos da cidade, em especial no centro, com uso de veículos ou até mesmo a pé, como, também, em casas de poker e boates.
Desde janeiro de 2015 até a data da operação, os agentes da Polícia Civil apreenderam cocaína e diversas unidades de recipientes conhecidos como “pinos”, usados para armazenar a droga. Já durante a operação foram apreendidos comprimidos de ecstasy, quantias de maconha e cocaína, balança de precisão e papelotes usados para embalar a droga. Um Peugeot 2006, um Prisma, uma Land Rover, um Senic e um Azera também foram apreendidos.
O grupo foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo, onde fica à disposição da justiça.
A operação contou com apoio dos agentes de todas as delegacias do município e das delegacias de Marau, Tapejara e Sertão, um total de 70 policiais civis.
Patrão
O líder do grupo foi preso ainda em 2002, com meia tonelada de maconha e uma grande quantidade de cocaína.