Dias ímpares sem atendimento

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Falta de atendimento deve ser provisórioFalta de atendimento deve ser provisório
Falta de atendimento deve ser provisório
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Com apenas três motoristas na escala de trabalho, o SAMU deixou de atender a população em tempo integral, no município. A medida deve ser provisória, já que um dos condutores (o quarto da escala) está de atestado e deve retornar dentro de 10 dias. Por enquanto, porém, não há servidores suficientes para cobrir a tabela de serviço.
Com a falta de um único funcionário, a ambulância disponível fica parada durante 12 horas, durante os dias ímpares do mês. Ou seja, os mais de 196 mil habitantes passo-fundeses têm apenas uma ambulância, do Corpo de Bombeiros, para recorrer. Esse déficit no atendimento poderia ter sido suprido há um mês, quando a Prefeitura Municipal chamou dois novos servidores. Um deles cumpriu os prazos para entregar a documentação necessária para o contrato. O outro não. Quando o limite de tempo foi estourado, entretanto, não foi realizado um novo chamado, por parte da administração pública, mesmo existindo candidatos para a vaga.
De acordo com o Secretário da Saúde do município, Luiz Artur Rosa Filho, como não é possível acionar qualquer profissional para atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, vai ser necessário realizar esse novo chamado. “Nós estamos providenciando com o máximo de agilidade”, diz. Da mesma forma, a coordenadora da Vigilância da Saúde, Caroline Gosch, esclarece que pelo menos um condutor e um técnico de enfermagem serão chamados para suprir as ausências de atestados médicos e férias, embora não tenha data prevista para a nova contratação.
Após a entrada de dois novos membros, a escala passa a contar com cinco funcionários em cada segmento (condutor e técnico de enfermagem). O ideal, conforme informações obtidas junto ao Samu, são seis em cada área. A coordenadora orienta a população que se depara com a falta de atendimento, durante os chamados, que não o deixem de realizar. “Continuamos atendendo normalmente nos demais turnos. E, se a ligação ocorrer no turno que estamos com a falta do funcionário, ao menos encaminharemos o chamado para outros serviços de atendimento”, conclui.

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