Famoso no meio policial pela prática de receptação de veículos, “Rafael do desmanche”, como é conhecido, foi preso em flagrante ao meio-dia de ontem (05), pela equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). O homem, de 39 anos, foi capturado mais uma vez pelo delito de receptação qualificada, após levar um veículo que estava em situação de roubo, até uma lavagem de veículos, na Vera Cruz.
De acordo com o delegado, Adroaldo Schenkel, uma denúncia anônima chegou até a polícia, informando que uma caminhonete D20 subtraída no último dia 28, em uma propriedade rural de Muitos Capões/RS, havia sido deixada no local para limpeza. Policiais dirigiram-se ao estabelecimento, a fim de verificar a informação, e localizaram o veículo. Questionado aos funcionários sobre a procedência da D20, eles informaram a quem pertencia.
Com a identificação do suspeito, os agentes foram até a loja de peças que pertence a Rafael Carvalho Monte e instalada na rua Alceu Laus, na Nenê Graeff. No primeiro momento, o proprietário negou ser responsável pela caminhonete, mas não conseguiu manter a mentira. “O veículo estava adulterado com uma placa de outra caminhonete que pertencia ao Rafael. Ou seja, o veículo roubado estava na posse dele e com a placa de um veículo que está no nome dele”, diz. O homem, que já tem condenação pelo crime de receptação qualificada, inclusive esteve preso durante seis anos em regime fechado, foi preso, mais uma vez, e recolhido ao presídio. Segundo Schenkel, o combate ao crime de receptação de veículo auxilia na redução dos índices de furtos e roubos de automóveis e motocicletas.
Assalto
A caminhonete D20 de cor azul foi roubada em uma propriedade rural de Muitos Capões, no dia 28 de agosto, este ano. Na ocasião, cinco homens fortemente armados chegaram à residência, renderam e amarraram a família e subtraíram objetos, insumos agrícolas e o veículo.