Operação Avante - combate a perturbação do sossego

Ações visam combater a criminalidade no município a partir de estatísticas e demandas e ocorrem, no mínimo, duas vezes por mês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No último final de semana a Brigada Militar realizou mais uma edição da Operação Avante, que teve como foco, uma das grandes demandas da comunidade: a perturbação de sossego público. Ainda estão previstas outras duas grandes ações para este mês, que devem atacar, não só o tumulto das áreas centrais, mas, também, os roubos de veículos, a pedestres e a transportes coletivos.
De acordo com a capitã Neusa Mozi Antunes Maril, além das atividades diárias de policiamento ostensivo e, apesar do baixo efetivo policial, duas fortes atuações ocorrem na cidade, mensalmente. “É realizado um planejamento para ir além da rotina. É um trabalho otimizado, que visa um combate mais eficaz da demanda”, esclarece.
Ainda, conforme a capitã, para que as atividades ocorram, é necessário o planejamento prévio, somando ao convite dos entes que podem colaborar com a ação, como os Batalhões Ambiental, de Operações Especiais e Rodoviário, além da Guarda Municipal de Trânsito. “Nós não divulgamos com antecipação as datas, nem locais de atuação. As barreiras que fazemos são montadas com base em estudos das áreas onde ocorrem os crimes”, conclui.


Resultados
A ação foi realizada no Parque da Roselândia entre a noite da última sexta-feira e a madrugada de sábado (10), onde 83 adultos, 42 menores de idade, 34 veículos e seis motocicletas foram abordados. Desses, seis carros foram recolhidos por perturbação do sossego e seis termos circunstanciados foram confeccionados pelo mesmo fato. Ainda, um termo circunstanciado foi preenchido por exercício ilegal da profissão.
Também foram confeccionados 14 autos de infração de trânsito e recolhidos oito automóveis e três motocicletas pelo Artigo 230, incisos V e VII. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma, quando uma pistola calibre 9 milímetros de uso restrito foi localizada. Seis pessoas também foram autuadas por poluição sonora. Participaram do trabalho o efetivo do 3° RPMon, com apoio do 3° BABM, 1°BRBM, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Gostou? Compartilhe