Policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHED) prenderam, no final da manha de ontem, dois acusados de envolvimento no assassinato do jovem Lucas Henrique Schmidt, 17 anos. O crime aconteceu terça-feira, por volta das 21h, na avenida Brasil, esquina com a rua dos Andradas, bairro Boqueirão. Um homem, de 32 anos, acusado de ser o autor dos três disparos, e a companheira dele, de 20 anos, estavam escondidos no prédio de uma escola abandonada na localidade de Santos Vaz, interior do município de Ibirapuitã. Responsável pelas investigações, a delegada Daniela de Oliveira Minetto solicitou a prisão preventiva do casal e do terceiro envolvido, que não havia sido localizado. Até o fechamento desta edição, a Justiça ainda não havia deferido o pedido de prisão.
Em poder do casal, os policiais encontraram um revólver calibre 38. Com capacidade para cinco cartuchos, a arma estava municiada com apenas dois. O casal foi levado para a delegacia de Passo Fundo e ouvido ainda ontem. O homem, que já tinha antecedentes por homicídio, se reservou ao direito de permanecer calado e disse que somente falará em juízo. A mulher apontou o companheiro como sendo o autor dos disparos e disse que ele se interessou pelo relógio da vítima. Segundo a delegada, o trio saiu para realizar assaltos naquela noite. Mesmo não tendo roubado nada da vítima, o caso está sendo tratado como latrocínio em razão dos motivos da ação. O envolvimento do trio foi descoberto através de denuncias anônimas. Ontem à tarde, os policiais apreenderam na vila Donária, o Vectra usado na fuga.
Natural do município de Bom Retiro do Sul, a vítima era estudante no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL), onde cursava o segundo semestre no curso de Tecnologia em sistema para internet. Na noite do crime, ele havia levado uma amiga para casa e foi surpreendido quando retornava a pé. O corpo do rapaz foi sepultado na manhã de ontem em sua cidade natal. Lucas foi a 30º vítima de homicídio este ano em Passo Fundo.