A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que realizava assaltos nas rodovias da região Norte do Estado, durante a noite dessa quarta-feira (09), em Passo Fundo. Os presos foram capturados na rua Dom Pedrito, bairro Hípica, enquanto realizavam uma confraternização e se preparavam para um novo ataque.
Os sete homens capturados, integravam o grupo criminoso que se autodenomina como “Piratas do Asfalto”. Eles foram identificados pela Força Tarefa da Polícia Civil, criada, justamente, com o objetivo de combater assaltos a ônibus de excursões nas rodovias gaúchas.
No decorrer das investigações, entretanto, os policiais identificaram o grupo como responsável por outros tantos delitos, como roubo de cargas e de veículos, assaltos a propriedades rurais e arrombamentos a agências bancárias.
Entre os sete capturados na ação, três estavam foragidos do sistema prisional. O trio é parte do grupo de 21 detentos que fugiu do presídio de Carazinho no último mês de junho. Evandro de Oliveira, de 25 anos, Paulo Roberto dos Santos Moreira, de 57 anos e Roberto Amaral, o “Porquinho”, de 39 anos, foram recapturados na ação policial. O último, inclusive, integrou o PCC (Primeiro Comando da Capital).
Já os demais foram identificados como carazinhenses e passo-fundenses. Um deles é conhecido como “Cláudião Motoqueiro”, de 52 anos, e considerado de alta periculosidade pela polícia como, por sua extensa ficha criminal. Todos têm antecedentes criminais e foram recolhidos ao presídio de Passo Fundo.
A ação
De acordo com o delegado Diogo Ferreira, quem coordenou a ação no município, os policiais da Força Tarefa realizavam diligências, quando obtiveram informações de que os criminosos estavam reunidos em uma residência do município, em confraternização. Em seguida o grupo deveria seguir para uma cidade próxima, no interior, para cometer mais um crime.
Com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia e da DEFREC, os policiais realizaram a abordagem. Na residência foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições, dinheiro, celulares, dois automóveis, um Ford Focus e um Chevrolet Astra, e demais objetos sem procedência.
O grupo foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Em seguida, foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo. As investigações em relação aos demais integrantes da quadrilha continuam.
Prisão anterior
Um dos integrantes da quadrilha já havia sido preso no último dia 25, também pela Polícia Civil. Na ocasião Elessandro Orling, de 27 anos, foi capturado na rua Dona Zoca, bairro Hípica, pela equipe da 1ª Delegacia de Polícia e da Força Tarefa da Polícia Civil. Na ocasião, o homem estava foragido. Ele havia fugido do presídio de Carazinho, também em junho. Quando os policiais o capturaram, apreenderam, também, diversos equipamentos utilizados para cometer delitos, como: uma pistola 9mm de uso restrito e um carregador com 10 munições intactas, lacres para amarrar os braços das vítimas, colete balístico, luvas usadas para esconder as digitais, nove pacotes de cigarros – provavelmente roubados de cargas – e outros objetos sem procedência. Com ele ainda foi encontrado um bloqueador de sinais (Jammer), com 12 canais.