A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, autorizou a renovação do convênio de auxílio-moradia do Núcleo de Policiamento Comunitário por mais dois anos. O objetivo é manter os policiais da Brigada Militar em seis bairros da cidade.
No total, são 26 policiais militares que recebem o subsídio para morar nos bairros São Luiz Gonzaga, José Alexandre Zachia, Integração, Santa Marta, São José e São Cristóvão II, formando assim os núcleos de Policiamento Comunitário.
Com o policial morando próximo da comunidade, sendo conhecido pelos moradores, amplia-se a segurança pela aproximação e conhecimento da rotina do bairro. “No ano de 2013 existiam apenas dois núcleos em Passo Fundo. Com a gestão do prefeito Luciano, triplicamos os núcleos e estamos reafirmando nosso compromisso mantendo o programa”, destacou o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves.
Para o coordenador do Núcleo de Policiamento Comunitário de Passo Fundo, o tenente Daisson de Andrade da Silva, a comunidade abraçou o policiamento comunitário “Desenvolvemos o trabalho preventivo e ostensivo, o programa somente é um sucesso graças à parceria entre policiais e comunidade e pelo esforço do estado e do município na manutenção do trabalho”, contou o tenente.
A atuação do policiamento comunitário, com 12 horas diárias, não exclui o policiamento ostensivo já existente nos bairros. A ação amplia a segurança nas comunidades e a viatura pode ficar na residência ou em algum lugar da comunidade, facilitando o deslocamento no atendimento de ocorrências.
Auxílio-moradia dos policiais de Passo Fundo é renovado
· 1 min de leitura