Música, palhaços e atividades lúdicas marcaram a formatura de cerca de 600 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), realizada no Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF, na tarde desta sexta-feira. Os estudantes receberam certificado de participação do projeto desenvolvido em sala de aula pelos policiais militares.
Os objetivos principais do Proerd são noções de cidadania, prevenção ou redução do uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. “São trabalhadas 10 lições com alunos que envolvem prevenção ao uso de drogas, à violência e ao bullying. As crianças recebem um certificado de conclusão e a melhor redação sobre o programa de cada escola também recebe uma premiação e medalha”, revelou o coordenador do Núcleo de Policiamento Comunitário de Passo Fundo, Tenente Daisson de Andrade.
O programa auxilia os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. “Aprendemos que não podemos usar, porque elas causam diversos efeitos colaterais”, declarou a aluna da Escola Dyógenes Martins Pinto, Renata Rosa Ferraz, 11 anos.
O ginásio onde ocorreu o evento, ficou lotado de crianças e adolescentes de 14 escolas municipais e estaduais. Participaram da abertura das atividades o coordenador da Divisão de Extensão, Márcio Tascheto; a coordenadora do projeto de extensão Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, professora Lorita Maria Weschenfelder; Joseani Perin, que coordena ações na Divisão de Assuntos Comunitários; e o coordenador do Núcleo de Policiamento Comunitário de Passo Fundo, Tenente Daisson de Andrade da Silva.
Parceria
A parceria entre a Universidade e a Brigada Militar ao longo do ano, por meio do projeto Valendo Nota, reflete a ligação da UPF com a comunidade. “Esse projeto aproxima a Universidade das escolas afirmando o caráter comunitário da UPF”, afirmou o coordenador da Divisão de Extensão da UPF.
Durante este ano, o projeto Valendo Nota levou centenas de alunos de escolas públicas atendidas pelo Núcleo de Policiamento Comunitário da Brigada Militar para conhecer a Universidade e participar de diversas oficinas, como dança, judô, capoeira, slackline, entre outras. Uma forma de premiar os estudantes que apresentaram bom comportamento nas escolas.