Susepe monitora situação nos presídios gaúchos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) segue monitorando as ocorrências de movimentações pelos presídios do estado para informar à população da situação resultante da greve penitenciária deflagrada nessa segunda-feira (19) em todo o estado. 

Nas regiões, 1ª região: (Vale dos Sinos e Litoral), 3ª região (Missões e Noroeste) não foram registradas ocorrências graves. Os serviços penitenciários, gradativamente, voltam à normalidade. 

 2ª região: Região Central

Presídio Estadual de Santa Maria:  Piquete de servidores em greve bloqueram acesso das visitas na quarta (21). Situação controlada. 

4ª região: Alto Uruguai

Presídio Estadual de Getúlio Vargas: Presos do semiaberto atearam fogo em um dos alojamentos na manhã dessa quarta (21). A fumaça se espalhou, causando a morte de três presos no presídio e um no hospital, por intoxicação, totalizando quatro óbitos. Há 13 presos hospitalizados, sem gravidade, e os agentes de plantão também já estão medicados. São negociadas as transferências de apenados, devido aos danos no estabelecimento. Não há adesão ao movimento de greve ou paralisação. A Susepe vai abrir uma sindicância para apurar os fatos. A Polícia Civil também já abriu um inquérito para investigar as mortes dos quatro presos. O Instituto Geral de Perícias está no local. 

5ª região: Região Sul

Presídio Regional de Pelotas: Quarta (21), presos arrebentaram as portas de uma das galerias e foram para o corredor, onde entraram em conflito com a guarda. Quatro presos e dois servidores foram feridos, mas já foram atendidos. A Susepe conta com o apoio da Brigada Militar. Situação em andamento.  

6ª região: Campanha

Presídio Estadual de São Borja: Quarta (21), insatisfação dos presos gerou bateção de grades, mas movimentação já cessou. Situação controlada.

Presídio Regional de Bagé: Quarta (21), presos atearam fogo nas galerias, subiram no telhado e tentaram fuga. Os danos são: telhado queimado, alojamentos, salas e cozinha geral destruídos.  Energia elétrica parcialmente reestabelecida. Situação controlada, voltando à normalidade. 

9ª região: Carbonífera 

Única ocorrência

Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas: Qurata (21), presos de duas galerias se amotinaram no pátio, atirando pedras retiradas dos bueiros contra a guarda. Houve disparos de antimotim para cessar as investidas, resultando em quatro presos feridos, que estão recebendo atendimento. Os presos já foram recolhidos para suas celas. Situação controlada. 

Gostou? Compartilhe