O Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias (IGP) recebeu duas novas viaturas para reforçar o trabalho pericial no atendimento de ocorrências em locais de crime. A entrega simbólica das chaves foi feita pelo secretário Segurança Pública, Cezar Schirmer, nesta terça-feira (28).
As caminhonetes foram doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O valor de cada uma é de R$ 165,5 mil. Ambas possuem as especificações necessárias para o serviço dos peritos, sendo totalmente customizadas. "A capacidade e a qualificação dos servidores é inquestionável. No entanto, é necessário que haja estrutura para que os peritos e técnicos desenvolvam suas atividades", frisou Schirmer.
Os veículos possuem tração 4x4, compartimento refrigerado para preservação de amostras biológicas, guincho elétrico com capacidade para até 9 toneladas, farol de manejo externo, controle de velocidade, e porta-malas compartimentado com ancoragem para equipamentos.
Dentro do mesmo convênio com a Senasp, está previsto ainda o repasse de mais 18 viaturas, que serão direcionadas aos postos do IGP no interior. A entrega oficial deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2017. "Auxiliará em muito o nosso trabalho, principalmente diante da demanda que temos em Porto Alegre e Região Metropolitana", disse o diretor-geral do órgão, Cleber Muller.
O IGP receberá também mais 35 viaturas, adquiridas com recursos do governo do Estado e investimentos de R$ 2 milhões para compra de equipamentos. Todo processo será executado em até 90 dias.