IGP renova frota de viaturas

Entrega de 29 novos veículos ocorreu nessa segunda-feira, em Porto Alegre

Por
· 2 min de leitura
Passo Fundo vai receber uma caminhonete Mitsubishi L200 e um Ford/KaPasso Fundo vai receber uma caminhonete Mitsubishi L200 e um Ford/Ka
Passo Fundo vai receber uma caminhonete Mitsubishi L200 e um Ford/Ka
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Instituto Geral de Perícias (IGP) passa a contar com novas viaturas nos próximos dias. A entrega dos 29 veículos para renovação da frota ocorreu nessa segunda-feira (13), na Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, como uma das medidas previstas após a adesão ao Plano Nacional de Segurança Pública. Eles serão utilizados no atendimento de crimes em locais de difícil acesso e para grandes deslocamentos e já estão sendo distribuídos.
Ao total, são 12 Ford/Ka destinados a Porto Alegre e 14 distribuídos entre Passo Fundo, Canoas, Lajeado, Vacaria, Erechim, Santa Maria, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, São Luiz Gonzaga, Três Passos, Pelotas, Uruguaiana e Novo Hamburgo. Além do veículo de menor porte, Passo Fundo deve receber uma Mitsubishi L200, dotada de tração 4x4. Os municípios de Caxias do Sul e Santa Maria também foram contemplados com as caminhonetes. A compra foi viabilizada por meio de R$ 3,6 milhões do orçamento da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública.

Novo momento no combate à criminalidade
Após a entrega das viaturas, o governador José Ivo Sartori se reuniu com autoridades para acompanhar os índices de criminalidade da área. Na Sala de Gestão do Centro Integrado de Comando e Controle da SSP, o secretário Cezar Schirmer apresentou ao governador os dados da produtividade dos órgãos da área, os índices da criminalidade e destacou redução dos indicadores no período do segundo semestre de 2016.
Quase todos os principais indicadores criminais (homicídio doloso, furto, roubo, furto de veículo, roubo de veículo e latrocínio) registraram queda em relação ao mesmo período de 2015, conforme divulgado no portal do Governo. A única exceção está no crime de homicídio doloso, com alta de 6,5%. Roubo e furto de veículos apontam redução de 17,9% e 11,1%, respectivamente. O crime de latrocínio, uma das principais preocupações da população atualmente, registra queda de 13,2%.
Ainda nesta segunda-feira, Sartori e o secretário Cezar Schirmer reuniram-se com integrantes do Fórum da Questão Penitenciária, formado por órgãos estaduais para tratar sobre os problemas do sistema prisional do Rio Grande do Sul, como a falta de vagas em presídios. "Essa (superlotação) é uma batalha social, que exige uma resposta integrada. O conjunto trabalha melhor. Temos o presídio de Lajeado, que contou com a iniciativa da sociedade em parceria com o Poder Judiciário, como um exemplo positivo. É uma solução sintonizada com a situação delicada das finanças do Estado", frisou o governador, que reforçou ainda o compromisso de abrir 6 mil novas vagas prisionais até o final de 2018 e citou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que permite a troca de imóveis por vagas prisionais. Uma nova reunião com o Fórum deve ser agendada pela Secretaria de Segurança Pública. Participou ainda o deputado estadual Ronaldo Santini, da Comissão Especial da Segurança Pública da AL.

Gostou? Compartilhe