Escritório Modelo dá início ao projeto de reforma do Instituto

Penal e Presídio Regional de Passo Fundo Estão envolvidos alunos e professores do Curso de Engenharia Civil da IMED

Por
· 1 min de leitura
Essa é a primeira etapa do projeto de reforma da instituiçãoEssa é a primeira etapa do projeto de reforma da instituição
Essa é a primeira etapa do projeto de reforma da instituição
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Escritório Modelo da IMED tem como objetivo principal ampliar conhecimento para os acadêmicos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil através da realização de projetos e experiências práticas voluntárias junto a entidades sociais e públicas da Comunidade de Passo Fundo e região, proporcionando a integração entre Instituição de Ensino Superior e a Comunidade.
 
Nesse sentido, na última terça-feira (21/03), alunos e professores que integram o Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia estiveram realizando a primeira visita in loco ao Instituto Penal e Presídio Regional de Passo Fundo. Essa é a primeira etapa do projeto de reforma da instituição, onde os acadêmicos, coordenados pela docente Me. Marinês Silvani Novello estiveram realizando as medições dos espaços.

O escopo inicial do projeto do Presídio Regional consiste em reformar os ambientes para alojamento, área de circulação e acessos, salas de direção e guarita para os servidores públicos, visando proporcionar maior segurança e qualidade de vida. Já o escopo para o instituto Penal tem em seu projeto a reforma de ambientes para instalação de salas para secretarias, áreas de setor técnico, salas para cursos profissionalizantes e escadarias de acessos para equipes de servidores públicos e detentos.

As etapas subsequentes são as de elaboração do projeto arquitetônico básico para orçamentação de custo de insumos e mão de obra, e elaboração do projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrosanitário e prevenção contra incêndio.
“Importante frisar que através desses projetos junto ao Escritório Modelo, os alunos têm oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um profissional das áreas de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, que além do conhecimento prático, desenvolvem habilidades de liderança e trabalho em equipe”, salienta a professora Marinês.
 
A solicitação das melhorias surgiu por meio do contato do Presidente da Comunidade do Sistema Penitenciário do Presídio Regional de Passo Fundo, Dr. Vinícius Francisco Toazza, Junto à IMED, através do professor Dr. José Carlos Kraemer Bortoloti, do Curso de Direito, e do professor Me. Pietro Rafael Ferreira, Coordenador do Curso de Engenharia Civil da instituição.

Integram a equipe do projeto os acadêmicos de Engenharia: Bruna Tainara Gusatti, Delmas Jesus Marques de Almeida, Henrique de Souza dos Santos, Jean Augusto Bido, João Pedro Tumelero, José Vinícius Minussi, Leonardo Vinhaga e Leonel Nadal de Oliveira.

Gostou? Compartilhe