Uma quadrilha foi presa em flagrante, pela equipe da Defrec, no início da noite dessa sexta-feira (28), enquanto extorquia os proprietários de um veículo roubado. O grupo foi capturado no bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo, local onde os criminosos receberiam da vítima, o valor de R$ 10 mil. Em troca, os marginais devolveriam a caminhonete furtada, uma Toyota/Hilux.
Segundo informações da polícia, o veículo foi furtado no Centro da cidade, na última quarta-feira (26). A vítima registrou o fato e a Polícia Civil iniciou as investigações. O proprietário da caminhonete relatou à equipe de investigação, que passou a receber ligações dos suspeitos. Os mesmos exigiam uma quantia em dinheiro, que deveria ser entregue ao grupo em até dois dias, caso contrário, o veículo seria destruído.
A negociação entre o proprietário e os criminosos foi acompanhada pelos policiais. Na quinta-feira (27), os policiais monitoraram a entrega dos objetos que estavam no interior do veículo, a um amigo da família. O procedimento fez parte da negociação, como prova de que a quadrilha estava, realmente, em posse do veículo.
Na oportunidade, um dos envolvidos no fato foi identificado, bem como o veículo utilizado pela quadrilha. Já no dia seguinte foi combinado o pagamento: depois de recebido o valor, o grupo abandonaria a caminhonete em alguma rodovia. O endereço foi monitorado pelos agentes, que flagraram a chegada do grupo criminoso. Os quatro estavam dentro de um veículo Voyage e foram surpreendidos pelos policiais.
Com eles foram apreendidos os dois telefones usados na extorsão e galões de combustível, que seriam utilizados, possivelmente para queimar a Hilux, caso não efetivado o pagamento. A caminhoneta furtada foi recuperada pelos polícias logo depois. Estava oculta às margens de uma rodovia do município.
Os presos de 18, 21, 26 e 28 anos foram autuados em flagrante por extorsão, receptação e associação criminosa. O grupo que já tem antecedentes diversos, como tráfico de drogas, receptação, posse irregular de arma de fogo, roubo a residência, de veículo e a pedestre, bem como, furtos, foi recolhido ao presídio. A caminhonete foi devolvida ao proprietário.