A Receita Estadual deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), uma operação simultânea em Passo Fundo e outras 20 cidades gaúchas, contra 30 estabelecimentos que respondem por mais de R$ 120 milhões de ICMS sonegado, além de multas e juros. Denominada de Concorrência Leal, a operação tem como alvo empresas que faturaram no último ano o montante de R$ 1,08 bilhão. Estima-se que, após o trabalho de auditoria fiscal, os valores a serem recuperados pelo Estado sejam ainda maiores,
Segundo a receita, em Passo Fundo, os trabalhos ocorreram em empresas de joias e relojoarias. A suspeita é utilização ilícita de empresas do simples nacional (um sistema de tributação restrito para microempresas e empresas de pequeno) e de vendas sem emissão de documento fiscal.
Trata-se da maior operação da Receita Estadual em 2017. Desde cedo, foram realizadas visitas fiscais e notificações nas empresas para busca e apreensão de informações digitais e dados para subsidiar os trabalhos de auditoria fiscal. A ação envolveu profissionais de todas as 14 delegacias da Receita Estadual espalhadas pelo Estado, contando com a participação de 126 auditores-fiscais e 28 técnicos tributários, além de policiais militares, com utilização de 18 viaturas volantes.