A Brigada Militar de Passo Fundo e região recebeu um reforço de 50 policiais militares no últimos dias. O acréscimo no efetivo ocorreu devido a um remanejo de PMs na instituição. A maioria dos policiais atuava na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles foram substituídos por novos soldados, que foram nomeados pelo governo estadual neste mês.
Com isso, segundo o comandante do CRPO/Planalto, coronel Jair Euclésio Ely, 32 policiais que estavam lotados na região da Capital voltaram para reforçar o policiamento nos municípios menores da região de Passo Fundo. Além deles, outros sete que ajudavam em uma força-tarefa na guarda de presídios em Porto Alegre também retornaram à região. "É um efetivo que tem familiares aqui. Isso melhora muita a segurança, principalmente nos pequenos municípios", afirma o comandante do CRPO/Planalto, que é responsável por 82 municípios. "Se não tivermos problemas nos municípios pequenos, não precisamos tirar gente dos municípios grandes".
Por fim, 11 policiais aposentados foram nomeados para ajudar em funções administrativas da BM. Eles são do chamado Corpo de Voluntários Militares Inativos (CVMI). De acordo com o comandante, devido às novas nomeações que devem ocorrer na BM, a região de Passo Fundo receberá mais policiais.
BOE
O Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar também reforçará o policiamento na região a partir do próximo mês. O Batalhão atua na Região Metropolitana desde março deste ano, devido ao aumento da criminalidade registrada em diversos municípios daquela região. Assim como os 50 policiais que passaram a atuar em Passo Fundo e outros municípios da região, os PMs do BOE serão substituídos por novos soldados que se formaram neste mês.
Nomeação
O Diário Oficial do Estado publicou, na quarta-feira (19), a nomeação de 522 novos soldados aprovados em concurso público, aptos e incluídos no serviço ativo da Brigada Militar, no cargo de Militar Estadual, graduação de soldado de 1ª classe em Porto Alegre. As nomeações foram assinadas pelo governador José Ivo Sartori.
Do total, 421 serão destinados ao policiamento ostensivo nas ruas e 101 ao Corpo de Bombeiros Militar. Eles se qualificaram no Curso Básico de Formação Policial Militar, iniciado em novembro de 2016, com carga-horária de 1,6 mil horas-aula, distribuídas em 46 disciplinas, incluindo estágios operacionais. Com as formaturas que ocorrem nesta semana até sexta-feira (21), a BM totaliza mais mil soldados.