O 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar retornou no fim da tarde de terça-feira (1). O Batalhão estava desde março deste ano atuando na Operação Avante, no combate a crimes de homicídios, roubos e tráfico de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Segundo o comandante do CRPO/Planalto, coronel Jair Euclésio Ely, parte dos policiais do BOE continua por no máximo mais uma semana na Capital, e depois retornam para Passo Fundo. "O BOE cumpriu muito bem a função que veio fazer em Porto Alegre", disse o comendante, que foi pessoalmente à Capital para acompanhar o retorno dos PMs. "A sede do BOE é em Passo Fundo por questões estratégicas e geográficas. O BOE é uma tropa especial. Houve uma necessidade e ele se deslocou para atender, mas agora retorna para a sua base."
O Batalhão atende 229 municípios da região e irá reforçar os trabalhos de policiamento. "É um ganho na segurança pública da região, porque teremos mais uma tropa. Então, isso melhora significativamente. Temos algumas ações que estávamos esperando pelo BOE, de reintegração de posse e policiamento ostensivo", comentou. O BOE havia saído de Porto Alegre durante a tarde de terça-feira com destino ao município, onde chegou por volta das 18h. Segundo o comandante do CRPO, os policiais já ficaram à disposição da comunidade após a chegada.