Delegacia da Mulher muda de endereço

Por
· 1 min de leitura
Localização do prédio é considerada estratégica para o atendimento a mulheres vítimas de violênciaLocalização do prédio é considerada estratégica para o atendimento a mulheres vítimas de violência
Localização do prédio é considerada estratégica para o atendimento a mulheres vítimas de violência
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Passo Fundo passa a atender, nesta terça-feira (15), na Rua General Nascimento Vargas, número 153, no centro de Passo Fundo. Antes, o atendimento era feito no mesmo prédio da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na Avenida Doutor César Santos, no Bairro Petrópolis.

Na nova sede funcionava a Central de Termos Circunstanciados do Departamento de Polícia do Interior. Esta, assim, passa a atender na DPPA, no lugar onde estava a DEAM.

A solicitação da mudança partiu da delegada Rafaela Bier, que assumniu a DEAM de Passo Fundo há dois meses. "Uma das minhas prioridades é a humanização do atendimento, queremos ter um atendimento mais discreto para que as mulheres procurem mais a delegacia", explica.

Segundo ela, o local antigo da DEAM são registrados todos os tipos de ocorrências. Esse ambiente, poderia, de alguma forma, constranger a vítima e fazê-la desistir de denúnciar a violência doméstica. "A mulher já tem vergonha de procurar a polícia nesses casos; ir lá, pedir informações, entrar na fila", comenta a delegada.

O prédio tem dois andares, mas a delegacia irá funcionar apenas no de cima. No piso inferior, funciona a 7ª Coordenadoria de Obras Públicas. Durante a segunda-feira (14), a delegacia ainda terminava a mudança, que teve início na sexta-feira (11). A expectativa é que nesta quarta-feira (16), todas as instalações técnicas estejam prontas.

Localização estratégica

Outro ponto destacado pela delegada Rafaela Bier é que o local é estratégico para este tipo de serviço. O prédio fica próximo a locais que fazem parte da rotina do atendimento às vítimas, como o Fórum de Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo e o Departamento Médico Legal (DML). Assim, fica facilitado o encaminhamento a audiências e a exames de lesões corporais. “É um lugar no centro com atendimento exclusivo para mulheres", completa a delegada. Segundo ela, com a nova localização, a expectativa é que aumente o número de registros de ocorrências.

Atualmente, a DEAM conta com uma equipe de oito policiais e a delegada titular. Por mês são registrados 180 boletins de ocorrência. Ao todo, há, neste momento, 3.200 inquéritos policiais instaurados pela delegacia.

Horário de funcionamento

A DEAM oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. O telefonde de contato é (54) 3581-0725. Nos demais horários e fins de semana, os registros de ocorrências devem ser feitos na DPPA. Além disso, as vítimas podem acionar a polícia através do telefone 197, da Polícia Civil, e 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Gostou? Compartilhe