Um estabelecimento foi interditado e mais de 40 adolescentes foram abordados em operação realizada pela Brigada Militar, Conselho Tutelar e Ministério Público na noite de sexta-feira (25), em Passo Fundo. A fiscalização foi em um pavilhão, nas imediações da ERS 324, onde havia denúncia de menores de idade comprando e ingerindo bebidas alcoólicas. No local, foram encontrados três adolescentes com sintomas de embriaguez. Não foi constatada a presença de drogas.
De acordo com o conselheiro tutelar Clédio Patias, um dos adolescentes, de 15 anos, que estava com sinais de alcoolemia elevada, confirmou que havia adquirido bebida no local. O estabelecimento foi lacrado pelo setor de fiscalização da Secretaria de Finanças de Passo Fundo. O representante do bar recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia, pela Brigada Militar. Os adolescentes serão notificados a comparecer no Conselho Tutelar e deverão passar por atendimento psicológico, conforme Patias. Se o setor de psicologia entender que eles necessitam de atendimento mais detalhado, serão encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil.
Já ocorreram operações semelhantes em Passo Fundo na Efrica, Roselândia e em casas noturnas, segundo o conselheiro. “É difícil constatar o comércio porque eles [adolescentes] omitem a informação de quem comprou e de quem vendeu, o que dificulta a apuração criminal do fato. Geralmente eles dizem que foi um adulto e se foi um adulto está dentro da legalidade. O problema é que o adulto compra e repassa ao adolescente, o que é crime conforme a legislação”, analisa Clédio Patias.
Estabelecimento é interditado por venda de bebida alcoólica a adolescentes
· 1 min de leitura