A Polícia Civil constatou a ligação de um esquema de lavagem de dinheiro com uma carga de uma tonelada e meia de maconha apreendida em Tio Hugo, na manhã de quarta-feira (13). Segundo a investigação, o crime ocorria através da constituição de empresas em Porto Alegre e região metropolitana, cujo capital ilícito injetado nessas empresas e na aquisição de bens em nome de laranjas seria proveniente do tráfico de drogas.
O carregamento de maconha, após fracionado e distribuído a várias regiões do Estado, teria seu rendimento inserido no mercado formal através das empresas investigadas e na aquisição de veículos e imóveis dos investigados, resultando em ilícita evolução patrimonial dos investigados. A droga estava em um caminhão que tinha como origem o município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O condutor do caminhão foi preso durante a ação.
De acordo com a polícia, as investigações continuam e a intenção é a de identificar e responsabilizar criminalmente todos os membros da organização, assim como descapitalizar a mesma e assim coibir a lavagem de dinheiro relacionada ao tráfico de drogas.