Secretário garante penitenciária e aumento no efetivo da região

Cezar Schirmer esteve em Passo Fundo na sexta-feira (15)

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, esteve em Passo Fundo para apresentar o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), na tarde de sexta-feira (15). Além de participar do evento realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), Schirmer respondeu aos questinamentos dos jornalistas sobre a segurança pública em Passo Fundo e região.


Aumento de efetivo na região


Segundo o secretário, todos os aprovados em concursos para a área de segurança já foram chamados, totalizando mais de mil. Conforme ele, ainda neste ano, haverá outro concurso, com 6.100 vagas disponíveis, mais de 4 mil para BM. Esses novos policiais devem ser incorporados no ano que vem. Até o fim de 2017, mais 450 finalizam os treinamentos e passarão a atuar no patrulhamento. Schirmer afirma que a região irá receber reforço no efetivo, mas não indicou o número de novos policiais que serão disponibilizados. "Eles serão realocados em função da criminalidade e, obviamente, Passo Fundo terá um tratamento diferenciado", afirmou.

 

A ideia é que, até 2018, com as novas contratações, todos os municípios gaúchos tenham pelo menos um efetivo com entre três e cinco PMs. "Não há como fazer milagre, não se muda uma realidade ruim de décadas do dia para a noite, mas nós estamos no caminho certo", pontou ele.

 

Assalto a bancos na região


Schirmer assegurou que o governo trabalha para coibir o ataque a bancos. Além disso, ele afirma que irá encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para reforçar a segurança nesses estabelecimentos. A ideia é que o banco seja responsável pela segurança. "Diferente de uma loja de calçados, de uma sorveteria, de uma loja de confecções, o banco tem um produto que por si só é um atrativo para o crime, que é dinheiro, além da arma dos vigilantes", explicou. O projeto de lei deve ser apresentado dentro de 15 dias. "Os bancos têm que assumir responsabilidade também. Eles estão comprometendo pela falta de segurança das suas instalações, que são suas responsabilidades e estão comprometendo a segurança dos cidadãos, sobretudo das pequenas cidade", finalizou.


Penitenciária feminina


A construção da penitenciária feminina de Passo Fundo, que deve ser contruída às marges da BR-285, próximo à divisa com Carazinho, deve ter novidades nos próximos dias. "Estamos aguardando o exame do projeto que está sendo feito pela Caixa Econômica Federal. Tão logo tenhamos o amém da Caixa, vamos fazer a licitação. A nossa espectativa é que, não mais do que 20 dias se inicie a licitação", explicou o secretário, que assegurou o andamento do projeto. "Se tudo der certo, antes do fim do ano começam as obras."


SIM


O SIM foi lançado em abril deste ano e estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. O secretário esteve reunido com órgãos de segurança e prefeitos da região para explicar o sistema. “O que nós queremos com o SIM é usar a tecnologia como aliada, além de promover a integração, que é fundamental no combate à violência. Com o videomonitoramento, o trabalho das polícias é facilitado, os recursos são mais bem investidos e o crime fica cercado”, disse Schirmer.

 

De acordo com o Secretário de Segurança de Passo Fundo, João Darci Gonçalves da Rosa, o município fará parte do SIM. Segundo ele, a ideia é que, em um ano, os órgãos de segurança do RS fortaleçam uma rede de troca de informações entre municípios com objetivo de coibir a criminalidade. "É uma ideia que já temos aqui na região", explica ele: "Marau tem um sistema que vai conversar com Passo Fundo. Getúlio Vargas tem um sistema que vai conversar com Passo Fundo. Erechim tem um sistema que vai conversar com Getúlio. Então estamos mais ou menos nesse caminho.". Atualmente, 77 municípios gaúchos estão em processo de adesão ao SIM.

Gostou? Compartilhe