Na manhã desta terça-feira (26), 17 pessoas foram presas durante operação no município de Lagoa Vermelha. A ação foi comandada pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Lagoa Vermelha e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, a Polícia Civil e a Brigada Militar cumpriram 11 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão na cidade de Lagoa Vermelha.
A ação decorre da “Operação Portinari”, que investiga organização criminosa que atua no tráfico de drogas na região, comandada do interior do Presídio Estadual de Lagoa Vermelha. A droga era destinada a pontos de tráfico da cidade e ao próprio presídio. A operação foi denominada “Portinari” em razão dos termos usados para se referir a drogas, tintas verde, branca e amarela.
No transcorrer das investigações já haviam sido presas seis pessoas em flagrante e apreendidos aproximadamente 20kg de maconha e crack. A operação teve origem em revista geral realizada pela Susepe no interior do presídio, na qual foram apreendidos 40 telefones celulares. Durante a investigação, em nova revista, foram apreendidas drogas e outros aparelhos celulares.
A operação é coordenada pelo promotor de Justiça Felipe Lisboa Barcelos e conta com o apoio dos promotores de Justiça Diego Rosito de Vilas, coordenador do Núcleo de Inteligência do Ministério Público, e Reginaldo Freitas da Silva, coordenador do GAECO - Núcleo Serra. Pela Polícia Civil, atuam a delegada Regional Alessandra Mattiello Crestani e o delegado Edson de Freitas Reis.