A Polícia Civil, em ação da Delegacia de Polícia de Soledade, deflagrou na manhã desta terça-feira (31) a Operação Campo Seguro. A ação cumpriu 10 mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Estado.
A ação teve por objetivo a prisão de integrantes de associação criminosa especializada em furtos e roubos de máquinas agrícolas em Soledade e região. Foram presas 16 pessoas por furto e roubo de maquinário agrícola em Liberato Salzano, Júlio de Castilhos, Crissiumal, Muçum, Vespasiano Correa, Passo Fundo, Erval Grande e Garibaldi.
Segundo o delegado Márcio Marodin, a investigação teve duração de quatro meses e identificou conexões nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e ligações internacionais na Argentina. No decorrer da investigação já foram presas sete pessoas e quatro máquinas agrícolas foram recuperadas e restituídas aos proprietários.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Júlio de Castilhos, Crissiumal, Passo Fundo, Liberato Salzano, Garibaldi, Carlos Barbosa, Sapucaia do Sul, Erval Grande, Encantado e no município de Muçum, onde estão os principais alvos da quadrilha, de acordo com delegado.
Participaram da ação policiais da Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI) de Carazinho, da DPRI de Passo Fundo, DPRI de Três Passos, Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Caxias do Sul, DP de Guaporé, DP de Santa Cruz do Sul, DP de Lajeado, DP de Venâncio Aires, DP de Erval Grande e DP de Júlio de Castilhos.