Na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro a Polícia Civil através da DEFREC e 1ª DP/Passo Fundo desencadeia a Operação Repique. Estão sendo cumpridas 15 ordens judiciais (3 PP e 12 MBAs) nas cidades de Passo Fundo e Carazinho.
Sob coordenação dos delegados Diogo Ferreira e Gilberto Mutti Dumke, a operação visa o combate a roubos a residência ocorridos na área urbana e rural de Passo Fundo, onde os autores desses roubos se identificavam como policiais civis utilizando camisetas da PC para fins de baixar a guarda das vítimas, posteriormente anunciando o roubo.
Foram identificados dois roubos cometidos pelo grupo criminoso, o primeiro ocorrido dia 26 de agosto em um apartamento na área urbana da cidade, onde foram roubadas joias, dinheiro, dentre outros objetos. Nesta investigação os dois autores do roubo foram reconhecidos pela vítima.
O segundo roubo ocorreu dia 23 de outubro, na comunidade de Bela Vista, área rural de Passo Fundo, onde 5 indivíduos chegaram na residência das vítimas em um veículo com giroflex e utilizando camisetas da PC, dizendo serem policiais. Após anunciaram o roubo, renderam as vítimas, amarrando-as, subtraindo dinheiro, eletrônicos. Ainda tentaram subtrair uma camioneta da vítima, mas não conseguiram ligar o veículo. Dentre os 5 investigados, dois adultos foram reconhecidos pelas vítimas, e também um adolescente de 15 anos, o qual já possui antecedentes por homicídios, roubos e furtos. Os investigados adultos também possuem antecedentes policiais.
Os investigados demonstram audácia por se passarem por Policiais Civis, sendo que após render as vítimas são agressivos com as mesmas, aterrorizando-as com ameaças e agressões físicas.
Na manhã de hoje, em decorrências das buscas foram apreendidos certa quantidade de maconha, crack, balanças de precisão, dinheiro, sendo mais quatro indivíduos presos por tráfico de drogas.
Por hora, a operação resultou na prisão de sete pessoas no total, três prisões preventivas pelos roubos investigados e quatro prisões em flagrante por tráfico de drogas.
Participação de aproximadamente quatro delegados e 55 agentes da Polícia Civil, utilizando 20 viaturas. Para a ação, participaram Policiais Civis de Passo Fundo e Carazinho.