“Foi cena de terror”. Quem presenciou o grave acidente ocorrido na tarde do domingo (12), no entroncamento das ruas General Canabarro com Bento Gonçalves, centro da cidade, o definiu dessa forma. Não poderia ser diferente, já que vitimou uma família e deixou uma menina, de apenas cinco anos, em estado gravíssimo de saúde.
Maria Clara Gandini Malacarne aguardava com os pais para atravessar a rua, sobre a faixa de segurança, quando foi atropelada por um veículo Ford/Fiesta, que invadiu a calçada. O pai dela também foi atingido, porém, sem maior gravidade. Já a mãe escapou. A criança foi socorrida ao Hospital São Vicente de Paulo, onde permanece internada no CTI Pediátrico e não apresenta melhora.
De acordo com uma testemunha, o motorista do Fiesta seguia pela General Canabarro e se assustou com outro veículo, que seguia pela Bento Gonçalves, rua preferencial. Ele puxou o volante em direção ao meio-fio, bateu em uma placa e perdeu o controle, momento em que o automóvel avançou sobre a família. Pai e filha ficaram presos entre o carro e a porta de ferro da lancheria.
Os dois ocupantes do veículo desembarcaram e saíram do local. Testemunhas relatam que no momento do fato, os ânimos ficaram alterados, o que levou o casal a se esconder. O motorista, entretanto, relatou à polícia que havia saído pegar uma água, devido ao nervosismo. A equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD) iniciou investigações, pois havia hipótese de outro motorista ter assumido a autoria.
Últimos anos
Em 2014 foram 29 mortes no trânsito de Passo Fundo. No ano seguinte o número reduziu pela metade: 14 mortes. Em 2016 mais uma redução significativa. O número caiu em 50% e fechou em sete, o menor registrado nos últimos quatro anos.
Imagens de estabelecimentos próximos foram analisadas. Elas mostram que o condutor desembarca do carro cambaleando e sai. Ele usava bermuda e camiseta. É o motorista do Fiesta, também, quem está em alta velocidade e quem invade a preferencial. O outro veículo, um Celta de cor branca, segue pela sua via normalmente. De acordo com a delegada titular, Daniela de Oliveira Mineto, é preciso confirmar a autoria do fato, já que o suposto motorista saiu do local antes da chegada das autoridades policiais. “É no mínimo estranho você sair comprar uma água, mesmo que nervoso”, explica.
Aumento de mortes
Os números do Detran somam, este ano, 10 mortes no perímetro urbano até o final do mês de setembro, em Passo Fundo. Somente no último final de semana foram dois atropelamentos e um capotamento que deixou uma adolescente morta, todos na área de jurisdição da Guarda Municipal de Trânsito. São 12 mortes até hoje.
Segundo o Coordenador de Trânsito e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança, Ruberson Stieven, houve aumento significativo de mortes em relação ao ano anterior, que fechou em sete. “O nosso trabalho tinha como foco, se não reduzir, ao menos manter o número do ano anterior. Já passamos dele, mas continuamos com o trabalho pra tentar evitar outros fatos graves”, diz.
O coordenador explica que muitas ações são realizadas no município, como orientação e educação, através de campanhas, fiscalizações e punições, porém a maioria dos acidentes está ligada, diretamente, à imprudência do motorista.
“Temos claros exemplos nesse último final de semana. Todos ocorreram por falha humana, por falta de uma direção defensiva, falta de conscientização. O trânsito mata, mas as pessoas se esquecem disso”, enfatiza. Ele ainda compara o veículo a um revólver. “É uma arma letal na mão de quem não sabe usar”, completa.
Confira a cronologia de acidentes do final de semana:
- Sábado, final da tarde: uma adolescente morreu vítima de capotamento, no distrito de São Roque, interior de Passo Fundo. Seis pessoas ocupavam um veículo Polo. A jovem foi arremessada para fora do carro e morreu. O motorista, que era namorado da vítima, fugiu. Outras duas pessoas ficaram feridas com mais gravidade e duas tiveram lesões leves.
- Sábado à noite: uma idosa de 75 anos morreu ao ser atropelada por um carro, por volta das 21h, no bairro Vera Cruz. O condutor do veículo Santana de cor azul fugiu sem prestar socorro.
- Domingo, meio-dia: três pessoas morreram em um acidente ocorrido no km 237 da BR 386, em Soledade. A colisão envolveu um Hyundai i30 com placas de Soledade e um Elantra com placas de Porto Alegre. Outras quatro pessoas ficaram feridas.
- Domingo à tarde: pai e filha são atropelados no Centro de Passo Fundo. A menina, de cinco anos segue internada em estado gravíssimo de saúde.
- Segunda de manhã: Um senhor de 65 anos morreu após colidir o veículo Celta, que dirigia, contra um ônibus. Ambos os veículos tem placa de Sarandi. O fato ocorreu no km 151 da BR 386.