Após uma tentativa de furto em uma agência bancária do município, a Polícia Civil, através da Defrec, iniciou investigações para identificar os suspeitos. Foram três meses de diligências, que resultaram na prisão preventiva de um dos envolvidos e na captura de outras três pessoas, em flagrante. As prisões ocorreram na manhã de ontem (18), durante a Operação Pavão, que contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Brigada Militar.
Conforme informações da polícia, a tentativa de furto aos caixas eletrônicos ocorreu no dia 19 de outubro, no ano anterior. Naquela ocasião, os criminosos burlaram o sistema de alarme da agência, porém não obtiveram êxito com o arrombamento, em razão da movimentação policial nas proximidades.
O indivíduo responsável pela instalação dos equipamentos já era foragido do sistema prisional. Com sua identificação, a polícia solicitou mandados de busca e apreensão em nove endereços, que eram locais utilizados pelo investigado e seus comparsas. O foragido, que já possui extensa ficha criminal, por roubos, receptação e homicídio, foi encontrado e preso. Com o acusado, Lucas Lauter Pavão, de 27 anos, foram apreendidas as roupas e os calçados utilizados na data.
Também foram apreendidas três armas de fogo e munições, que resultaram na prisão em flagrante de dois homens, de 40 anos e 50 anos e na captura de uma mulher, de 32 anos. A mulher já havia sido capturada em novembro do ano passado, pelo mesmo motivo. O grupo também é investigado por participação em outros crimes ocorridos recentemente no município.
A ação, que foi denominada como Pavão, devido ao nome do acusado, contou com a participação de 52 policiais civis (região de Passo Fundo e Soledade), cinco delegados, 21 policiais militares e seis agentes da Polícia Rodoviária Federal.