A Polícia Civil alerta a população sobre uma nova modalidade de crime, que vitimiza vendedores de veículos. O delito ataca pessoas que colocam seus veículos a venda, em um site de classificados. De acordo com o titular da Defrec, delegado Diogo Ferreira, os golpistas são geralmente da região metropolitana do Estado ou até mesmo de outras regiões do país. Eles entram em contato com o anunciante do carro e pedem informações mais detalhadas sobre o veículo, como documentos, placas e fotos específicas.
Em seguida, o suposto comprador informa ao proprietário que pretende comprar o automóvel para pagar uma dívida. “Eles ligam de um lugar distante para o anuniciante, que é daqui de Passo Fundo, e dizem que estão devendo para uma pessoa também daqui. Então querem pagar entregando um carro”, explica.
A suspeita da polícia é que criminosos possam estar usando os dados para falsificar documentação e clonar placas, ou, ainda, se preparando para roubar o automóvel no momento da entrega. “Nós tivemos aqui em Passo Fundo, no ano passado, situações similares. Os veículos eram negociados através do site de compra e venda e, na hora da entrega, a vítima acabava sendo assaltada”, salienta.
Não houve registros n o município, de pessoas vitimadas com o delito, por enquanto, porém, as tentativas ocorreram e já foram informadas na delegacia.