Uma proposta para a área da segurança foi protocolada no Legislativo, em forma de Moção, pelo vereador Luiz Miguel Scheis (PDT). O projeto se refere à implantação de um Curso de Formação de Sargentos da Brigada Militar no município. A realização da atividade em Passo Fundo, segundo o parlamentar, ampliaria o efetivo da segurança, já que até 50 profissionais estariam domiciliados na cidade.
O texto fundamenta que há estrutura suficiente para que as ações sejam desenvolvidas na cidade, uma vez que atividades voltadas à formação de soldados já foram desenvolvidas nas unidades do 3º Regimento de Polícia Montada, no colégio Tiradentes e em unidades do 3º Batalhão de Operações Especiais.
Atualmente, as cidades de Montenegro, Osório, Porto Alegre, Santa Maria e Santa Rosa recebem as formações. No entanto, de acordo com Scheis, até mesmo a categoria tem realizado manifestações para que a atividade seja desenvolvida em Passo Fundo, a fim de evitar que os profissionais precisem deixar a cidade. “Sem a realização dos cursos de formação em Passo Fundo, haverá baixa no efetivo dos militares, que serão deslocados para outra cidade. Caso a atividade seja no município, teríamos um ganho para sociedade na questão de redução em criminalidade”, defende o pedetista.
Protocolada, a matéria segue os trâmites regimentais da Casa, podendo, após votação em Plenário, ser encaminhada à Assembleia Legislativa, Secretária Estadual de Segurança Pública, Comando Geral da Brigada Militar e Comando Regional da Brigada Militar - CRPO Planalto.