O curso de habilitação a tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 31 alunos, na última semana, em Porto Alegre. A cerimônia habilitou os militares ao posto de primeiro tenente para atuar em 12 batalhões do Estado, inclusive, em Passo Fundo.
Essa é a primeira turma do Curso Básico de Administração (CBA) formada depois de concluído o processo de desvinculação entre Bombeiros e Brigada Militar (BM) e teve duração de cinco meses.
O Governador José Ivo Sartori esteve presente na cerimônia. "Este é um momento muito importante na vida de cada um de vocês e de suas famílias. E de uma certa maneira, importante também para a sociedade gaúcha que vocês escolheram proteger, com coragem e dedicação. A partir de agora, começa uma nova fase da vida e da carreira: vocês passam a ser tenentes-bombeiros. É isso mesmo, vocês estão promovidos", afirmou.
Sartori também falou sobre os 123 anos do Corpo de Bombeiros, comemorado no dia 1º de março e lembrou rapidamente sobre a história da instituição. "Quando foi criado, em 1895, chamava-se Companhia de Bombeiros de Porto Alegre e contava com efetivo de 17 homens. Atualmente, são mais de dois mil e quinhentos. E, a partir de hoje, passa a contar com mais 31 bravos tenentes", ressaltou o governador.
O processo de desvinculação do CBMRS da Brigada Militar e as mudanças estruturais implementadas no Estado foi enfatizado por Sartori. "A separação ocorreu para deixar o Corpo de Bombeiros mais moderno e eficiente, voltado à sociedade", destacou. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cleber Valinodo Pereira, também comentou : "O Corpo de Bombeiros está reestruturando todos os quadros e a formatura desses novos tenentes vem para qualificar", concluiu.
Reforço nos batalhões
Os 31 novos tenentes serão distribuídos em 12 batalhões do CBMRS: Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Leopoldo e Tramandaí.