Região contará com novos soldados

Pelo menos 48 brigadianos passarão a integrar o CRPO-Planalto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto (CRPO-Planalto) vai estar reforçado nos próximos dias. Em cerimônia realizada na sexta-feira (06) em Porto Alegre, no Ginásio Gigantinho, a Brigada Militar formou 506 novos soldados. Nos primeiros 30 dias, os Brigadianos recém-formados estarão distribuídos nas 20 cidades mais populosas e com alto índice de criminalidade. A partir de segunda-feira (09), segundo o Coronel Jair Euclésio Eli, 48 novos soldados passam a integrar o CRPO-Planalto, que opera na Região de Passo Fundo – posteriormente podem ser transferidos para cidades menores.

 

O Curso Básico de Formação Policial Militar/Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar teve carga horária de 1.650 horas-aula e foi dividido em três módulos: conhecimentos específicos de atividade policial-militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, além de decisão de tiro. “Durante três anos, plantamos sementes. Fizemos alterações profundas, mas sem deixar de cuidar das áreas essenciais como Segurança, Educação, Saúde e Social. Já estamos colhendo os resultados. Graças ao apoio e trabalho de toda a sociedade”, realçou o governador José Ivo Sartori, que esteve presente na festividade.

 

Dos 506 formandos, 121 são mulheres. Secretário da Segurança Pública, Cezar Schrimer, afirma que os novos soldados reforçam a política de segurança e também melhorar os indicadores do estado. “É um número que representa avanço na gestão da representatividade feminina dentro da corporação”, explica. Comandante Geral da BM, Coronel Andreis Silvio Dal'Lago destacou o grande potencial dos formandos. “Não são apenas 506 novos soldados, são novos profissionais em polícia ostensiva altamente qualificados”, finaliza.

 

Nas instituições de Segurança Pública, já ingressaram mais de 3.674 servidores. O Governo do Estado ainda possuiu vagas para a área da segurança pública: 106 para o Instituto Geral de Perícias (IGP); 4.100 vagas para soldados e 200 para oficiais na BM; 450 vagas para soldados e 50 para oficiais no Corpo de Bombeiros; e 1.200 vagas para inspetores e escrivães e 100 para delegados na Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) também estão formando novos servidores.

Gostou? Compartilhe