Com uma nova estrutura na área destinada ao atendimento do público – que ocorre 24h por dia –, o prédio que foi construído há cerca de 20 anos e abriga a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), está pronto para abrir as portas. No final da tarde dessa sexta-feira (20), ocorreu a solenidade de apresentação do novo espaço, com a presença dos delegados, do prefeito Luciano Azevedo e dos representantes dos órgãos que contribuíram para a realização do projeto.
Ao contrário do que se via no conhecido “Plantão da Polícia Civil”, onde as paredes, o piso e as instalações elétricas apresentavam visíveis danos, a reforma possibilitou um ambiente digno às vítimas, que buscam auxílio na delegacia, e aos servidores. A recepção continua no mesmo local, porém foi ampliada. Os antigos balcões de atendimento deram espaço a guichês mais confortáveis e reservados.
A sala de triagem foi modificada e ampliada, assim como a cela, que agora conta com dois espaços separados – feminino e masculino. Há uma sala específica destinada aos advogados e outra destinada à imprensa. De acordo com o delegado responsável, Gilberto Mutti Dumke, haverá senha eletrônica para facilitar o atendimento.
Outra reclamação antiga sobre a estrutura, dizia respeito à calçada em frente ao prédio, devido sua irregularidade. Ela também foi refeita, para que ninguém corra o risco de sofrer algum acidente. “É um dia de comemoração para a polícia e para a comunidade, de algo que há pouco tempo parecia impossível. Éramos tratados como um elefante branco, ou seja, como um prédio público sem serventia, de algo que deu errado e que não apresenta perspectivas, mas agora estampamos as manchetes da imprensa com uma notícia positiva”, comemora Dumke.
O delegado regional, Adroaldo Schenkel, lembrou que a conclusão da obra iniciada há décadas esbarra em questões burocráticas, além de questões que envolvem a gestão pública. Esperar por um novo edital de conclusão, portanto, era inviável. “São 20 anos de expectativas e frustrações, motivo pelo qual resolvemos fazer a reforma, afinal, a DPPA é o nosso cartão de visita, é onde as vítimas se socorrem e precisava de um ambiente adequado”, salienta.
Embora o espaço tenha sido apresentado, o atendimento ao público na Petrópolis, será retomado somente no próximo mês. Até lá, as ocorrências ainda são registradas no prédio da 1ª Delegacia de Polícia, que fica na rua Antônio Araújo, 723, no Centro.
Investimentos
Foi investido um total de R$ 180 mil no local. A verba foi doada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Poder Judiciário. Também houve apoio, em relação ao projeto e ao contrato, do Consepro, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Universidade de Passo Fundo (UPF). O Chefe de Polícia do Estado, Emerson Wendt, também participou da cerimônia. “Eu sei que essa reforma é uma reivindicação antiga e essa melhoria foi conseguida pelo âmbito do trabalho de gestão do delegado Schenkel e toda equipe, que visa, justamente, dar uma melhor condição de trabalho para o nosso policial e para quem vem procurar a delegacia, pois a gente se preocupa com o atendimento e sabe que quem nos procura, é porque já teve algum tipo de problema”, conlcui.