Em uma rápida investigação da Polícia Civil, com duração de três dias, foi possível identificar e prender o responsável por uma boca de fumo que funcionava na área central da cidade. O ponto estava instalado na General Canabarro, na divisa do Centro com a Vila Rodrigues. O homem, de 30 anos, foi preso em flagrante no final da tarde de quarta-feira (25), por tráfico de drogas, com mais de 300 pedras de crack. Ainda, no momento da abordagem, seis usuários consumiam entorpecentes no local.
Foi a equipe da Defrec quem realizou a ação. De acordo com o titular, delegado Diogo Ferreira, a equipe chegou ao endereço com base em denúncias anônimas, que informavam sobre o grande fluxo de usuários naquela região. Houve monitoramento e abordagens durante três dias seguidos, até que os policiais entraram na casa do conhecido “Marau”.
Um tijolo maior de crack e outras 350 pedras da droga, já fracionadas e prontas para venda, foram apreendidos. Com um dos usuários também foi localizada uma quantia de 2,7 gramas de maconha, que rendeu a ele um registro policial por posse de entorpecente. Os outros cinco consumidores foram ouvidos e liberados.
Indiciado pelo crime, o homem com iniciais “J.C.de L.”, já tinha passagens pela polícias nos anos anteriores. Em 2009 foi abordado como suspeito em um ponto de tráfico na Vila Cruzeiro. Em 2010 figurou como testemunha em outro flagrante de tráfico. No ano de 2012 foi acusado por uma tentativa de homicídio. Já em fevereiro deste ano, na rua Independência, Centro, foi preso em flagrante, também por tráfico de drogas, com 5 gramas de crack (cerca de 60 pedras), mas obteve liberdade no mesmo dia.
Também com alcunha de “Zezinho”, o criminoso era conhecido da população que frequenta o Centro, como um “guardador de carros”, porém nunca teve concessão de órgão competente para a atribuição. Após o flagrante, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Passo Fundo.