Foi protocolado junto à Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS um pedido do vice-presidente da Casa, deputado Juliano Roso (PCdoB), para uma audiência pública com objetivo de discutir os constantes ataques a bancos e instituições financeiras em cidades no interior do Estado.
Dados apontam que são frequentes as ocorrências envolvendo agências bancárias, segundo a secretaria de Segurança Pública do RS e que cresceu o número de assaltos neste ano se comparado ao início de 2017. No ano passado foram registrados em janeiro 17 assaltos e em fevereiro 21, já em 2018, em janeiro o número chegou a 20 e em fevereiro 21. Porém, mesmo sem dados oficiais os meses de março e abril deste ano também obtiveram vários registros sobre assaltos a estabelecimentos bancários.
Em 2017, dos 251 dias úteis do ano, em 207 deles foram registradas ocorrências envolvendo agências bancárias. “ Solicitamos uma audiência pública, pois a situação está preocupante. Se olharmos os dados, 80% dos dias úteis de 2017 tivemos assaltos a agências bancárias, a maioria no interior do Estado, levando insegurança a estas populações, causando prejuízo à sociedade como um todo. Queremos discutir esse tema com todos os setores envolvidos e buscar uma solução” destaca Juliano.
Devem ser convidados todos os setores da segurança pública do RS, Famurs, Sindicatos dos Vigilantes, Sindicato e Federação dos Bancários, Febraban e Exército, além da comunidade. O secretário estadual de segurança também deve ser ouvido sobre ações do governo para coibir esse tipo de crime. A data deve ser definida assim que a solicitação for aprovada e deve ocorrer na Assembleia em Porto Alegre.