O governo do estado autorizou, ontem (16), o chamamento de mais 282 aprovados no concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). São 201 agentes penitenciários (APs) e 81 agentes penitenciários administrativos (APAs) aptos a dar início ao processo de treinamento.
Após a publicação do ato de nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os novos agentes farão curso de cerca de três meses na Escola do Serviço Penitenciário (ESP).
O cronograma prevê 510 horas de aulas teóricas, divididas em dois turnos, e 40 horas de estágio supervisionado. As disciplinas ministradas apresentam três eixos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária.
Delegado regional penitenciário, Rosalvaro Portela disse já ter encaminhado relatórios à Susepe demonstrando a necessidade de contratação de novos servidores. Segundo ele, há déficit de pessoal nas 11 casas prisionais comandadas pela 4ª Delegacia, com sede em Passo Fundo. Esse índice, segundo Portela, deve aumentar ainda mais até o final do ano com a aponsentadoria de diversos servidores.