Aproximadamente três toneladas de carnes impróprias para o consumo humano foram apreendidas em fiscalização da Secretaria Municipal de Interior de Passo Fundo, na manhã de quinta-feira (17). Os produtos, que incluíam orelhas, patas suínas e mondongo, estavam congelados, com coloração alterada e fora do prazo de validade há pelo menos dois meses. O estabelecimento abordado possui uma distribuidora de alimentos e uma fabrica de embutido do município, mas o local não foi divulgado pelos fiscais.
Todos os produtos recolhidos serão encaminhados para ração animal. A ação foi realizada após o recebimento de denúncias. De acordo com a equipe de fiscalização de alimentos da secretaria, a apreensão de ontem foi pontual. Além de atuar em casos de denúncia, o setor realiza inspeções rotineiras em indústrias e centros de distribuição.
Um dos médicos veterinários da secretaria, Thiago Barcellos, explica que há uma diferença entre o trabalho da Inspeção Municipal e o da Vigilância Sanitária em relação à fiscalização de alimentos. A Vigilância atua em produtos que chegam ao consumidor final, como açougues, mercados e armazéns. A Inspeção da Secretaria de Interior faz a vistoria de estabelecimentos que fazem industrialização e estão registrados no Município.