A Polícia Civil investiga o homicídio que ocorreu no Presídio Regional de Passo Fundo na madrugada desta quarta-feira (23), e que vitimou uma presa do regime fechado. Veroni Ferreira, de 35 anos, foi morta a golpes de faca no alojamento feminino “3”, única cela destinada às mulheres.
Segundo informações da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), além da vítima, outras 17 apenadas estavam no alojamento.
Todas são suspeitas pelo crime e devem ser ouvidas pela polícia. Segundo o chefe de investigações, Volmar Menegon, se não surgirem os nomes das autoras, todas podem responder pelo crime. “Nós trabalhamos com hipóteses de disputa de poder ou represália, já que a vítima era uma espécie de xerife lá entre as presas”, comenta.
A apenada cumpria pena por tráfico de drogas e foi encontrada pelos agentes penitenciários com as pernas amarradas, escondida sob alguns travesseiros, depois que gritos foram ouvidos. Ela chegou a ser socorrida ao hospital, pelo Samu, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu.
O crime
Segundo informações extraoficiais, a mulher foi atingida por mais de cinquenta facadas, mas a polícia não confirmou a informação, já que aguarda laudo pericial. Conforme boletim de ocorrência, os agentes ouviram os gritos, foram até o alojamento e questionaram o que havia ocorrido, mas as presas alegaram que o tom de voz era alto entre elas, pois mantinham uma conversa com os detentos de outro alojamento.
Logo em seguida, um objeto foi jogado no pátio, pela janela. Ao conferir o que era, uma faca suja de sangue foi encontrada. Também foram ouvidos gemidos de uma mulher, o que fez com que os agentes retornassem à cela para nova conferência. Depois que as presas foram tiradas do local, os agentes deram falta de uma presa e a encontraram, já bastante ferida, a vítima.
Ao lado do corpo dela foi apreendida outra faca. Ambas as armas foram entregues à polícia.