Mais de 300 pessoas foram capturadas em operação no Sul do país

Um passo-fundense foi preso por tráfico de drogas durante ação batizada como Anjos da Lei

Por
· 1 min de leitura
Em Passo Fundo a ação ocorreu no bairro São Luiz GonzagaEm Passo Fundo a ação ocorreu no bairro São Luiz Gonzaga
Em Passo Fundo a ação ocorreu no bairro São Luiz Gonzaga
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi deflagrada nessa quarta-feira (13), de forma simultânea entre as polícias civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, uma operação de combate ao tráfico de drogas próximo a escolas. Em Passo Fundo houve uma prisão na rua Epitácio Pessoa, no bairro São Luiz Gonzaga. No endereço foi preso um homem de 27 anos, já com antecedentes criminais, e apreendidas porções de maconha e crack.


Denominada como “Anjos da Lei”, a operação tem como principal objetivo evitar que o malefício das drogas chegue ao ambiente escolar. A ação teve início ainda em 2011, através do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Em 2016 passou a ocorrer por todos os departamentos da Polícia Civil gaúcha e se tornou prioridade, devido à vulnerabilidade das crianças e jovens, alvos mais fáceis de influenciar para o consumo ou, até mesmo, para a atividade de traficância.


Na parte da aplicação da Lei de Drogas, além dos crimes de tráfico de drogas e eventualmente associação para o tráfico, também responderá o criminoso que estiver traficando nas imediações de escola pelo artigo 40, III da Lei de Drogas, que traz a previsão de aumento de pena de 1/6 até 2/3.

 

Passo Fundo
As investigações no município ocorreram através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Com conhecimento de que no local havia movimentação de usuários de drogas, o endereço passou a ser monitorado. A polícia concluiu que havia comércio de drogas, motivo pelo qual o delegado Mário Pezzi, solicitou a prisão preventiva do suspeito. O mandado foi cumprido durante a grande operação, com apoio das delegacias distritais (1ª e 2ª DP), DEAM e DHPP.

Resultado
No Rio Grande do Sul foram cumpridas 308 ordens judiciais, totalizando 110 presos e 20 adolescentes apreendidos. Setenta e nove armas, 87 quilos de maconha e 667 gramas de cocaína, além de outros tipos de drogas foram apreendidos.


Já em Santa Catarina, 184 ordens judiciais foram cumpridas, resultando na prisão de 103 pessoas e na apreensão de cinco adolescentes. Sessenta quilos de maconha, dez quilos de cocaína, outros tipos de drogas e 20 armas foram apreendidas.


No Paraná 69 pessoas foram presas e nove adolescentes foram apreendidos durante o cumprimento de 124 ordens judiciais. Dentre as drogas apreendidas estão 150 quilos de maconha e 671 gramas de cocaína. Onze armas foram apreendidas. Ao todo, 316 pessoas foram capturadas por envolvimento com o tráfico de drogas nas proximidades das escolas.

Gostou? Compartilhe