Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, o edital de abertura para inscrição no programa de policiais civis aposentados, que prevê ao servidor selecionado, a realização de atividades administrativas específicas, com carga horária de 40 horas semanais. São oitenta vagas para todo o estado. Dessas, quatro estão destinadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, em Passo Fundo. As inscrições foram abertas no último dia 14 e encerram na próxima segunda (18). Elas serão feitas exclusivamente pela internet, através do site da Polícia Civil.
De acordo com o delegado titular da Sexta Região de Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, se considerar a carência de efetivo que temos no município, em especial para atender no plantão, o acréscimo de quatro policiais é positivo. “Eles devem auxiliar bastante, tanto na realização das tarefas administrativas, quanto no registro de boletins de ocorrências e, até mesmo, na conclusão de procedimentos”, esclarece.
O programa determina um tempo específico para atuação dos aposentados, até, pelo menos, a chegada dos novos concursados. “Até lá, ameniza a carência de pessoal”, completa. Os candidatos que aderirem ao programa terão direito à percepção de Gratificação Especial de Retorno à Atividade –GERA –, no valor bruto de R$ 2.400,00. Os designados às atividades de videomonitoramento terão acréscimo de 30% (trinta por cento) na GERA e os designados a atividades de apoio às operações especializadas de segurança pública terão acréscimo de 50%.
SUSEPE
O Governo também abriu edital para chamar aposentados da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). As inscrições ocorrem somente na próxima segunda-feira (18), através do e-mail: [email protected]. No dia seguinte, já deve ocorrer análise da documentação dos candidatos.
Um total de 150 vagas foram abertas; dessas, 50 são destinadas para guarda externa e 100 para videomonitoramento. Não há especificado no edital se algum dos aposentados vai ser destinado aos serviços no Presídio Regional de Passo Fundo. Segundo o delegado da 4ª Delegacia Penitenciária Regional, Rosalvaro Portella, a lotação poderá ser definida com base no perfil dos inscritos, levando em consideração, entre os requisitos previstos em edital, o município onde moram.