A mesa utilizada para expor os objetos apreendidos durante operação realizada ontem, no Presídio Regional de Passo Fundo, ficou pequena para arrumar todo o material. As fotografias divulgadas pela Brigada Militar reafirmam a fragilidade do sistema de segurança da penitenciária e revelam o comércio de drogas dentro do estabelecimento.
Durante a revista nas celas foram apreendidas seis balanças de precisão e mais de um quilo de drogas, entre cocaína, maconha e crack. Ainda foi encontrada uma “jiboia” – espécie de corda feita com lençol ou pedaços de roupas, utilizada para escalar muros.
Também foram encontrados 226 celulares, o que significa uma média de um aparelho para cada três presos. Já na lista das armas brancas estão 11 estoques - material utilizado para confeccionar facas artesanais – 21 facas e seis facões. Três serras e uma broca foram localizadas, além de sete pen drives e três cartões de memória. Ainda foram apreendidas uma lata de cerveja e um total de 63 litros de cachaça, que entraram na casa prisional ilegalmente.
Com um total de 697 presos, quase o triplo da lotação permitida, a ação realizada pela Susepe contou com apoio dos policiais do 3° Batalhão de Operações Especiais (BOE), do 3° RPMon e do 13 e 38 Batalhões Policial Militar. A última revista geral havia ocorrido há sete meses, em novembro do ano passado.
Drogas apreendidas
- Aproximadamente 339 gramas de crack
- Aproximadamente 118 gramas de cocaína
- Aproximadamente 867 gramas de maconha