Após perceber a interferência de criminosos na rede interna da Brigada Militar, frequência utilizada para que os policiais de serviço se comuniquem com mais facilidade, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) realizou abordagem de um veículo suspeito e capturou três foragidos. Arma de fogo, toucas ninjas e o rádio comunicador – HT –, foram apreendidos.
Conforme relato policial, a captura ocorreu na ERS 153, Perimetral Leste, em Passo Fundo, depois que dois veículos – um Clio prata e um Focus preto – passaram pela viatura, que realizava policiamento no bairro Santa Maria II. A suspeita sobre a interferência na rede se confirmou, já que foi possível ouvir com clareza o que os criminosos falaram ao se deparar com a polícia. “Falei para não vir por aqui, viu a caminhonete da polícia?”.
Os policiais seguiram os carros, até acessarem a Perimetral Leste e pegaram rumos opostos, e optaram por abordar o carro de cor escura, com quatro indivíduos dentro. Foram identificados três foragidos do presídio de Carazinho: Igor Machado de Mello, William do Nascimento Moraes e José Carlos Floriano, além de um homem que havia saído da penitenciária de Caxias do Sul, dias atrás.
Eles foram submetidos à revista pessoal e, na cintura de um dos foragidos, havia um revólver calibre 38, em situação de roubo e municiado com cinco cartuchos intactos. Já no interior do veículo, três toucas ninjas, um rádio HT na frequência da BM, várias chaves de fenda, alicate e uma foice foram apreendidos. Os foragidos foram recolhidos ao presídio e o que estava armado também foi autuado pelo porte ilegal de arma.